Portugal já fez mais de 23 milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia. O valor diário mais elevado de sempre foi registado na passada sexta-feira, dia 10 de dezembro. Estes números não incluem os autotestes, que continuam a ser muito procurados nos supermercados.
A procura por autotestes aumentou, sobretudo, no início do mês, quando entraram em vigor as novas restrições que obrigam à apresentação de teste negativo para alguns espaços e eventos culturais e desportivos.
Também a proximidade do Natal fez disparar a vontade de compra, já que é recomendado que a população faça um teste antes das reuniões familiares para evitar novos contágios. Mas são vários os relatos de dificuldades para encontrar os autotestes.
A elevada procura tem gerado ruturas de stock pontuais em alguns supermercados. Por causa da grande procura, há lojas que estão a impor um limite máximo de testes por cliente.
Desde o início da pandemia já foram realizados mais de 23 milhões de testes à covid-19, uma marca alcançada esta semana, e que diz respeito apenas a testes PCR e antigénio.
Na última sexta-feira foram feitos quase 200 mil testes diários, o valor mais elevado registado num só dia.
SAIBA MAIS:
- Covid-19: medidas de prevenção tomadas há 14 dias estão a proteger o SNS
- Ómicron? OMS alerta para propagação "a um ritmo sem precedentes"
- Portugal é agora 10.º país europeu com menos novos casos diários
- Infarmed proíbe a venda de máscaras cirúrgicas destas duas marcas
- Covid-19: trabalhadores preferem vacinas ou máscaras obrigatórias no trabalho