O Governo convocou para terça-feira um Conselho de Ministros extraordinário para a adoção de medidas de combate e prevenção da pandemia da covid-19, disse esta segunda-feira à Lusa fonte oficial do executivo.
A reunião do Conselho de Ministros, a última antes do Natal, estava prevista para se realizar na próxima quinta-feira, como é habitual, mas o líder do executivo decidiu antecipá-la já para terça-feira.
"Esta antecipação resulta do facto de propostas recebidas pelo grupo de epidemiologista que têm apoiado o executivo. Como são medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação", declarou a mesma fonte do executivo.
As novas medidas serão apresentadas pelo primeiro-ministro.
Incidência está a aumentar, Rt estabilizou
A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, passando para os 558,5 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) estabilizou nos 1,07, segundo os dados oficiais desta segunda-feira.
De acordo com o boletim sobre a pandemia em Portugal divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em termos nacionais, a taxa de incidência passou, desde sexta-feira, de 525,5 casos de infeção por 100 mil habitantes a 14 dias para os atuais 558,5.
O Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus - não registou alterações entre sexta-feira e hoje (1,07) a nível nacional.
Saiba mais:
- Portugal com mais 18 mortes e 2.752 novos casos de covid-19 em 24 horas
- Covid-19: vacinados que coabitem com caso confirmado são contactos de alto risco
- Médico lembra que há três variantes de covid-19 em circulação
- Especialista sugere que medidas de restrição em Portugal sejam revistas
- Farmácias vão abrir mais vagas até ao Natal para testes gratuitos