Coronavírus

Escolas de acolhimento abertas nas semanas de contenção

Governo coloca funcionamento a rede de escolas de acolhimento de 27 a 30 de dezembro e de 3 a 7 de janeiro.

Alunos à entrada da Escola Secundária de Albufeira, no dia do regresso às aulas do ensino secundário, no âmbito das novas medidas de desconfinamento relacionadas com a pandemia da covid-19, em Albufeira.
Alunos à entrada da Escola Secundária de Albufeira, no dia do regresso às aulas do ensino secundário, no âmbito das novas medidas de desconfinamento relacionadas com a pandemia da covid-19, em Albufeira.
LUÍS FORRA

O Governo anunciou hoje a lista de 800 escolas de acolhimento que estarão abertas de 27 a 30 de dezembro e de 3 a 7 de janeiro.

Em nota à comunicação social, o Ministério da Educação refere que foi decidido "colocar em funcionamento a rede de escolas de acolhimento, de 27 a 30 de dezembro e de 3 a 7 de janeiro.

"Assim, cerca de 800 escolas estarão de portas abertas, nas denominadas duas “semanas de contenção” da pandemia de COVID-19, dando resposta a filhos ou outros dependentes de trabalhadores essenciais e a crianças e jovens sinalizados pelas CPCJ, bem como para fornecimento de refeições a alunos beneficiários da Ação Social Escolar ou que necessitem deste apoio".

Trabalhadores essenciais podem deixar filhos em estruturas de acolhimento

Os trabalhadores dos serviços essenciais, como as forças de segurança ou da saúde, podem deixar os filhos em estruturas de retaguarda durante o encerramento das escolas e creches, explicou esta quinta-feira o Governo.

A Segurança Social anunciou esta semana que disponibilizou a nova declaração para os pais pedirem o apoio à família relativo às próximas duas semanas.

O apoio aplica-se de 27 a 31 de dezembro de 2021 (devido ao encerramento de creches e atividades de tempos livres, entre outros) e de 2 a 9 de janeiro de 2022 (devido ao fecho das escolas), tendo condições diferentes em cada um desses períodos.

O apoio excecional à família destina-se aos trabalhadores por conta de outrem, independentes, do serviço doméstico e membros de órgãos estatutários, embora com regras de cálculo e alcances diferentes.