Coronavírus

Entrevista SIC Notícias

"Um teste negativo não nos dá liberdade para fazermos tudo o que quisermos"

O aviso de Gustavo Tato Borges, vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública.

Loading...

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge informou esta sexta-feira que todas as regiões apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus superior a 1.

Serviços de saúde precisam de recursos humanos

Gustavo Tato Borges, vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, disse hoje, em entrevista à SIC Notícias, que os serviços de saúde precisam de mais recursos para chegar a todas as pessoas e sublinha ainda a necessidade de mudar a forma como "se lida com os casos positivos", para que o sistema consiga acompanhar o crescimento de casos que tem vindo a ser registado nos últimos dias.

"Caso contrário, o Rt só vai parar de subir quando a maioria das pessoas tiver passado pela infeção e isso nós não queremos", alertou.

O vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública diz que é preciso um reforço de recursos humanos quer para o rastreamento de contactos de alto risco, quer para o acompanhamento de doentes que estão em casa infetados.

Cuidados a ter na noite da passagem de ano

"Um teste negativo não nos dá liberdade para fazermos tudo o que quisermos", começou por dizer.

"Não é por estarmos negativos que vamos poder andar aos abraços, aos beijos, aos saltos e às folias com toda a gente. Precisamos de ter um bocadinho mais de cuidado porque mesmo negativos, podemos ter feito um teste em que estamos em período de incubação e, portanto, ainda estamos positivos, mas vamos estar; ou então podemos ter contacto com alguém que acabou por não se testar e também está positivo", explicou.

Gustavo Tato Borges diz que as pessoas podem participar num convívio tranquilo, sem grandes aglomerados e evitar zonas com muitas pessoas para minimizar o risco.

Reforçou ainda a importância do uso de máscara, que considera "fundamental" e o distanciamento físico.

Saiba mais