Coronavírus

Covid-19: índice de transmissibilidade regista ligeira descida

Covid-19: índice de transmissibilidade regista ligeira descida
Ernesto r. Ageitos/Getty Imagens

O valor médio do Rt está novamente abaixo de 1, indica o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Depois de declarado o fim da situação de alerta devido à covid-19, são boas as notícias que constam do relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva epidémica.

O índice de transmissibilidade (vulgo Rt) regressou a valores, em média, abaixo de 1 e é agora de 0,98 (era de 1,06), valor correspondente a “uma média de 2.644 novos casos por dia”.

Por regiões, as ilhas da madeira e Açores são as que reportam Rt mais elevados, ainda assim abaixo da semana anterior.

O Rt é agora de “0,93 na região Norte, 0,96 na região Centro, 1,02 na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 1,06 na região Alentejo, 1,07 na região Algarve, 1,24 na região autónoma dos Açores e 1,23 na região autónoma da Madeira”, lê-se no relatório do INSA.

Fim de alerta, covid-19 equiparada a outras doenças

Aquando do anúncio do fim da situação de alerta, a Direção-Geral da Saúde (DGS) sustentou a não prorrogação no sentido de adequar a legislação ao estado epidemiológico atual em Portugal, equiparando, em termos legais e dos procedimentos, a “infeção covid-19 às outras doenças”.

Na prática, o isolamento deixou de ser obrigatório e terminou a atribuição de incapacidade temporária para o trabalho por covid-19 e o subsídio associado, que deixaram de ter um regime especial, passando a beneficiar do regime das outras situações de doença.

Últimas Notícias
Mais Vistos