Coronavírus

China acusa EUA de distorcer factos sobre origem da covid-19

O diretor do FBI e o Departamento de Energia dos Estados Unidos consideram provável que o vírus tenha tido origem na fuga de um laboratório controlado pelo governo chinês.

Loading...

A China considera falsas as acusações norte-americanas sobre a origem da covid-19. O Departamento de Energia dos Estados Unidos considera provável que o vírus tenha tido origem na fuga de um laboratório controlado pelo governo chinês.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês fala em distorção dos factos.

“O conteúdo que diz respeito à China distorce seriamente os factos, inventa informações falsas, exalta a teoria da fuga de laboratório sem nenhuma prova e difama e ataca a China. A China está muito descontente e opõe-se”, disse o porta-voz do MNE chinês, Wang Wenbin.

Governo dos EUA vai desclassificar informação sobre origem da pandemia

Joe Biden anunciou que vai desclassificar os documentos relativos à origem do coronavírus que causou a pandemia de covid-19. A legislação para tornar pública a informação passou sem dificuldades na Câmara dos Representantes e no Senado.

"Devemos ir ao fundo das coisas no que respeita às origens da pandemia do covid-19, para garantir que saberemos prevenir as pandemias futuras", declarou Biden, em comunicado.

"O governo vai desclassificar e publicar a maior quantidade possível de informação", no respeito, contudo, da "segurança nacional", prometeu.

O diretor da polícia federal (FBI), Christopher Wray, estimou recentemente que um acidente num laboratório na China esteve "muito provavelmente" na origem da pandemia, pouco depois de uma hipótese similar ter sido avançada pelo Departamento de Energia.

A comunidade científica permanece dividida entre os que defendem a hipótese de transmissão por animal e os que defendem a tese da fuga de laboratório em Wuhan.