Crise Migratória na Europa

Fórum Global sobre Refugiados organizado pela ONU

Nações Unidas falam em responsabilidades partilhadas por todos para resolver crise das migrações.

Loading...

A ONU diz que os governos e as empresas têm de fazer mais para apoiar os 26 milhões de refugiados que, em todo o mundo, precisam de ajuda.

No primeiro Forum Global sobre Refugiados, na Suiça, as Nações Unidas dizem que chegou a hora de todos partilharem responsabilidades. Governos, sociedade civil, empresas e associações.

Para as Nações Unidas, a crise das migrações e a situação dos refugiados, têm de ser uma responsabilidade partilhada por todos. Os estados, em primeiro lugar. Mas os empresários, também.

No primeiro Forum Global sobre Refugiados, em Genebra, na Suiça, estão representantes de centenas de países, das maiores companhias mundiais e de dezenas de organizações não governamentais.

O objectivo é encontrar uma solução que permita uma melhor integração dos muitos milhões de pessoas que tiveram de abandonar as próprias casas ou os países de origem, em busca de segurança, trabalho ou, apenas, o respeito pelos direitos humanos.

A ONU quer que o mundo se comprometa com medidas claras e eficazes que garantam melhores condições de vida aos refugiados e aos deslocados.

Campos de acolhimento mais seguros, empregos, acesso ao ensino e aos cuidados de saúde, entre muitos outros direitos que quem é obrigado a fugir, não tem.

Para além das questões financeiras e das decisões que permitam uma melhor integração, a ONU apela aos países de acolhimento para que implementem políticas anti discriminação. Até porque é cada vez maior a hostilidade contra os refugiados com o crescimento, evidente, de partidos e movimentos xenofobos que ganham sempre mais poder nos parlamentos.

Sobretudo na Europa para onde, nos últimos anos, têm tentado vir milhões de pessoas que fogem à guerra e à fome, na Síria, no Afeganistão e em vários países africanos.