Crise Migratória na Europa

Mais dois migrantes mortos em embarcação precária nas Canárias

Sobe para 13 o número de mortos esta semana que tentavam alcançar as ilhas espanholas das Canárias por mar.

Mais dois migrantes mortos em embarcação precária nas Canárias
Javier Bauluz

As equipas espanholas de resgate encontraram, esta quinta-feira, mais dois migrantes mortos numa embarcação precária, elevando para 13 o número de mortos esta semana, todos homens magrebinos, que tentavam alcançar as ilhas espanholas das Canárias por mar.

Uma equipa de busca e salvamento marítimos auxiliou, esta quinta-feira, a 216 quilómetros a sul da Gran Canária, uma embarcação precária à deriva com 40 magrebinos a bordo, dois deles já mortos e outros dois que foram levados de urgência de helicóptero, informa um porta-voz do serviço marítimo, em declarações à agência de notícias EFE.

Esta é a terceira embarcação à deriva com mortos localizada no espaço de uma semana na rota migratória Canária ou Atlântica, com origem no continente africano.

Neste caso, a embarcação foi avistada por um avião de Salvamento Marítimo em ação de vigilância ao sul das Canárias em busca de embarcações que fazem a rota desde Dajla (Saara Ocidental) até às ilhas espanholas.

Em menos de uma semana, a equipa encontrou naquela faixa marítima mais dois barcos perdidos, sem combustível ou com motor avariado: no sábado à tarde, um com sete mortos a bordo, além de outro que faleceu no cais de desembarque e mais um no hospital; e a segunda, na segunda-feira, com dois corpos entre os ocupantes.

Para além do resgate desta quinta-feira ao sul da Gran Canaria, outro navio de salvamento marítimo prestou assistência, a leste de Lanzarote, a um barco insuflável com 57 pessoas de origem subsaariana.

Entre 1 de janeiro e meados de setembro passado, cerca de 800 pessoas morreram ao tentar chegar às Canárias por mar, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações, o dobro do número em 2020 na mesma data.

Até ao momento, este ano, as Ilhas Canárias receberam 18.021 imigrantes nas suas costas, 9,5% mais que no mesmo período de 2020, informa o Ministério do Interior espanhol.

Saiba mais