Curiosidades da Ciência

Ouvir música pode ajudar na recuperação de uma cirurgia

Uma boa playlist após uma cirurgia pode reduzir a dor, a ansiedade e até a necessidade de medicação, revela um estudo.

Ouvir música pode ajudar na recuperação de uma cirurgia
Westend61

Uma recente investigação vem demonstrar quea música pode ter efeitos calmantes significativos nos pacientes em recuperação, ajudando a diminuir a ansiedade, a dor, a necessidade de medicação e até a frequência cardíaca.

Os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade Northstate da Califórnia analisaram 35 estudos, selecionados a partir de uma lista inicial de 3.736 artigos, que examinam o impacto da música em doentes operados.

A análise, apresentada no Congresso Clínico 2024 do American College of Surgeons, em São Francisco, demonstrou que ouvir música, seja através de auscultadores ou altifalantes, trouxe melhorias palpáveis para os pacientes durante o período pós-operatório:

  • Redução da dor: Os doentes que ouviram música relataram uma redução significativa nos níveis de dor no dia seguinte à cirurgia, com uma diminuição de cerca de 19% na Escala de Avaliação Numérica e de 7% na Escala Visual Analógica.
  • Menor ansiedade: Em todos os estudos analisados, os doentes mostraram uma diminuição de 3% nos níveis de ansiedade, avaliados através do Inventário de Ansiedade Traço-Estado.
  • Menos uso de morfina: Os doentes que ouviram música utilizaram menos de metade da quantidade de morfina em comparação com os que não ouviram música (0,758 mg versus 1,654 mg no primeiro dia pós-cirúrgico).
  • Frequência cardíaca mais baixa: Aqueles que ouviram música registaram uma diminuição de cerca de 4,5 batimentos por minuto na frequência cardíaca, o que ajuda a manter o corpo em melhor condição para a recuperação porque permite a circulação eficaz de oxigénio e nutrientes.
“Quando os doentes acordam, por vezes ficam desorientados e assustados. A música pode ajudar a suavizar essa transição do despertar para um estado mais calmo e familiar”, afirmou Eldo Frezza, autor principal do estudo e professor de cirurgia na Universidade Northstate da Califórnia.

Os investigadores também identificaram que uma possível explicação para o efeito positivo da música está na redução dos níveis de cortisol, uma hormona do stress que pode dificultar a recuperação.

Eldo Frezza deixa um conselho simples para quem passa por uma cirurgia:

"Ouça a música que mais gosta. Não estamos a sugerir que há um tipo de música ideal. Acreditamos que a música pode ajudar as pessoas de diferentes formas após a cirurgia, porque a música pode ser reconfortante e fazer-nos sentir como se estivéssemos num lugar familiar”.

No futuro, os investigadores planeiam desenvolver um programa piloto que estude o uso da música em ambientes cirúrgicos e em unidades de cuidados intensivos.

Mais Vistos do