Eleições Legislativas

PAN insiste na proposta de um referendo nacional sobre o fim das touradas

O PAN realizou uma ação contra as touradas em Lisboa, defendendo um referendo nacional sobre o tema e a criação de um Serviço Nacional de Saúde Animal. Inês Sousa Real criticou ainda o secretário de Estado da Agricultura por assistir a uma tourada e acusou-o de fazer "apologia da cultura de violência contra os touros e os cavalos".

A porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês de Sousa Real (C), durante uma ação de campanha no âmbito das eleições legislativas, no Campo Pequeno, em Lisboa, 13 de maio de 2025.
Loading...

O PAN realizou, esta terça-feira, uma ação contra as touradas à porta da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

Inês Sousa Real insistiu na proposta de um referendo nacional sobre o fim das touradas e defende que os apoios públicos a espetáculos tauromáquicos no país devem ser redirecionados para a criação de um Serviço Nacional de Saúde Animal.

A porta-voz do PAN acusou ainda o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, de fazer "apologia da cultura de violência contra os touros e os cavalos" por ter assistido e divulgado imagens de um espetáculo tauromáquico.

"A maioria dos portugueses (...) não quer corridas de touros, não quer ver os animais a serem maltratados na arena. Infelizmente, ainda esta semana, tivemos o secretário de Estado que tem a tutela do bem-estar animal não só a assistir a uma tourada como a fazer a apologia da cultura da violência contra os touros e os cavalos que sofrem na arena", disse a porta-voz do PAN.

Inês Sousa Real considerou "absolutamente lamentável" que quem tem "competências fiscalizadoras sobre o bem-estar dos animais que são torturados numa arena" faça depois uma "ode a este tipo de violência".

PAN pede foco no fim da "bipartidarização" entre PS e PSD

Sobre o caso Spinumviva, Inês Sousa Real afirmou que, mais do que Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), o que os portugueses querem é ouvir respostas para os problemas do país.

A porta-voz do PAN afirmou ainda que as palavras do dirigente do Livre Rui Tavares sobre a esquerda estar a "ver passar navios" foram "mal direcionadas" e pediu aos partidos com menor representação parlamentar que se foquem em acabar com a "bipartidarização".

Numa ação de campanha na Serra da Arrábida, em Setúbal, Inês de Sousa Real, depois de questionada sobre a troca de palavras em relação ao papel da esquerda após as eleições de domingo, apelou aos partidos com menor representação parlamentar que se concentrem em impedir o voto útil nos dois maiores partidos e em acabar com a "bipartidarização entre o PS e PSD".

"Apesar daquilo que têm sido os apelos do Livre, eles estão mal direcionados, o apelo tem que ser feito de facto para que os grandes partidos se aproximem da agenda dos partidos que têm trabalhado, porque efetivamente PS e PSD têm faltado ao país e têm até de alguma forma estado completamente à deriva", acrescentou sobre as palavras de Rui Tavares, que afirmou que a esquerda está a "ver passar navios".

- Com Lusa