Eleições nos EUA

Trump dá luz verde ao processo de transição para a administração Biden

CHRIS KLEPONIS / POOL

Agência norte-americana certifica vitória de Biden e abre caminho a transição de poder.

O ainda Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, "recomendou" à sua equipa e à Administração dos Serviços Gerais do país que iniciassem os protocolos para a transição da atual administração para a de Joe Biden.

"No melhor interesse do nosso país, recomendei a Emily [Murphy, responsável da Administração dos Serviços Gerais dos EUA] e à sua equipa para fazerem o que tem de ser feito em relação aos protocolos inicias de transição de administrações] , e disse à minha equipa para fazer o mesmo", escreveu Trump na rede social Twitter, ao final da noite de segunda-feira.

Contudo, o ainda chefe de Estado norte-americano não admitiu a derrota nas presidenciais e considerou, no mesmo 'tweet' que o ainda há hipóteses de reverter os resultados eleitorais.

"O nosso caso continua fortemente, vamos manter a boa luta e acredito que vamos prevalecer", explicitou Donald Trump

A candidatura de Trump tinha tentado, sem sucesso, impugnar os resultados, por exemplo, na Geórgia e na Pensilvânia. Desta vez, o ainda chefe de Estado norte-americano foi derrotado no Michigan, que certificou hoje a vitória de Biden.

Esta decisão 'abre o caminho' para o democrata Joe Biden poder aceder às agências e fundos federais, de modo a poder começar a constituir formalmente a administração que vai governar o país durante os próximos quatro anos e cuja tomada de posse está agendada para 20 de janeiro.

A AP também explicita de que Donald Trump deu instruções à sua equipa para cooperar na transição de administrações, mas o ainda Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) promete continuar a lutar para reverter os resultados, que considera fraudulentos desde que foram conhecidas as primeiras projeções que apontavam para a vitória de Biden.

"Passo mais responsável"

O comentador da SIC Germano Almeida disse na SIC Notícias que as instruções de Trump para o início do processo de transição de poder nos Estados Unidos são "um sinal claro" de que tem "a noção" que perdeu as eleições presidenciais

No Jornal da Meia-Noite da SIC Notícias, explicou que, do ponto de vista formal, Joe Biden só será mesmo Presidente dos Estados Unidos depois da reunião do Colégio Eleitoral a 14 de dezembro.

O comentador da SIC lembrou também que os últimos estados norte-americanos estão a certificar os resultados e fez o ponto da situação nos tribunais.