O democrata Raphael Warnock tornou-se esta quarta-feira o primeiro senador negro na história do estado norte-americano da Geórgia. Foi eleito esta quarta-feira e pode colocar os democratas cada vez mais perto de controlar a câmara alta do Congresso dos Estados Unidos.
Warnock é pastor na mesma igreja onde Martin Luther King pregou até ser assassinado em 1968, em Atlanta, durante o movimento pelos direitos cívicos dos afro-americanos.
Interrompida contagem de votos que vão decidir controlo do Senado
A contagem dos votos que vão decidir o controlo do Senado norte-americano vai ser interrompida e os resultados só deverão ser conhecidos ao final da tarde desta quarta-feira. A garantia foi dada pelo secretário geral da Geórgia.
As eleições na Geórgia são decisivas, uma vez que ditam quem controla o Senado. Os republicanos precisam de segurar apenas um dos lugares, já os democratas têm de conquistar os dois.
PODER DE "DESEMPATE"
A confirmar-se a eleição dos dois democratas, o partido de Joe Biden reforçaria a vitória, podendo obter o controlo daquela câmara, no que seria um novo revés para o Presidente em exercício, Donald Trump, que continua sem admitir a derrota nas eleições de 3 de novembro.
Com uma dupla vitória na Geórgia, os democratas obteriam 50 lugares no Senado, tal como os Republicanos.
Mas, tal como previsto na Constituição, a futura vice-presidente Kamala Harris teria o poder de "desempatar", fazendo pender o equilíbrio da balança para os democratas.
