Eleições nos EUA

No primeiro dia, Biden anula 15 ordens da administração de Trump

A polícia foi forçada a intervir em protestos violentes realizados por apoiantes do ex-Presidente.

O primeiro dia de Joe Biden no poder foi dedicado à pandemia. Logo nas primeiras horas na Casa Branca, o novo Presidente dos Estados Unidos decretou o uso obrigatório de máscaras e reverteu decisões da administração, como o regresso à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Acordo de Paris.

Todas as 15 ordens executivas assinadas no primeiro dia foram para reverter políticas do antecessor. Suspendeu as deportações de imigrantes ilegais e anulou as expansões do muro do México e do oleoduto que atravessa áreas protegidas.

Ainda sob os holofotes da imprensa, Donald Trump está já na Florida, onde foi aclamado por centenas de pessoas durante a sua chegada a Palm Beach. É aqui que o ex-Presidente vai viver nos próximos tempos.

Na costa oeste, no Oregon e em Washington, a polícia reprimiu protestos violentes de apoiantes de Trump. Dispersou manifestantes que atacaram as sedes do Partido Democrata e que contestam a posse de Joe Biden.

  • O exemplo inglês 

    Opinião

    Na década de oitenta, as tragédias de Heysel Park primeiro e de Hillsborough depois, atiraram a credibilidade do futebol inglês para a sarjeta.

    Duarte Gomes