1 – Uma convenção em estado de graça
Kamala Harris tem o Partido Democrata na mão e vai tentar capitalizar isso nesta semana de Convenção em Chicago. Ontem, no arranque, o dia foi dedicado à ideia "Para o Povo". Joe Biden fez, em jeito de despedida e passagem de testemunho, o caso pela defesa da Democracia, apontando Kamala como a candidata ideal neste momento histórico para travar o regresso de Donald Trump.
"Ela será a Presidente de que todos se orgulharão. Será a Presidente para quem as nossas crianças podem olhar. Respeitada pelos líderes mundiais, porque ela já uma líder mundial. E será a Presidente que vai pôr um selo na América do futuro. Tê-la escolhido para minha 'running mate' em 2020 foi a melhor decisão que tomei em toda a minha carreira".
Hillary Clinton, primeira mulher nomeada presidencial de um grande partido, também tocou na tecla do futuro: "O futuro é aqui. Está nas nossas mãos. Vamos lá ganhar isto. Gostava que a minha mãe e que a mãe de Kamala nos vissem aqui hoje.
2 – “Visão ousada para o futuro da América”
Para esta terça-feira, o dia está dedicado a "Uma visão ousada para o futuro da América”. O ex-presidente Barack Obama e ex-Primeira Dama Michelle Obama são as estrelas do dia. Também Doug Emhoff, marido de Kamala Harris, vai falar, tal como o governador de Illinois, JB Pritzker, como anfitrião do evento.
Na quarta-feira, o lema do dia é "Uma Luta pelas Nossas Liberdades": o ex-Presidente dos EUA Bill Clinton fará um discurso muito aguardado (ele que, em 2012, fez um soberbo discurso em defesa da reeleição de Barack Obama). Seguem-se Nancy Pelosi e Pete Buttigieg (Secretário dos Transportes e possível candidato presidencial democrata em futuros ciclos eleitorais). Tim Walz, nomeado para vice-presidente no ticket democrata, falará a seguir.
Na quinta, dia final, o tema é “Pelo Nosso Futuro”: a vice-presidente Kamala Harris aceitará a nomeação presidencial democrata em discurso que deverá ter a vertente económica como um dos pontos fortes.
Uma interrogação: Vai Donald Trump ser capaz de travar a onda democrata nesta semana de Convenção, com os eventos que promove por estes dias relativamente à Economia, à Imigração e ao Crime?
Um Estado: Oregon
- O Oregon tem 4,2 milhões de habitantes:
- 74,6% brancos;
- 14,1% latinos;
- 4,5% asiáticos;
- 1,9% negros;
- 1,3% nativos-americanos;
- 27.º maior em população;
- 18.º mais rico da União.
Resultado em 2020: Biden 56,5%-Trump 40,4%
Resultado em 2016: Hillary 50,1%-Trump 39,1%
Resultado em 2012: Obama 54,2%-Romney 42,2%
Resultado em 2008: Obama 56,8%-McCain 40,4%
Resultado em 2004: Kerry 51,4%-Bush 47,2%
O Oregon vale 8 votos no Colégio Eleitoral (num total de 538)
Uma sondagem:
VOTO POPULAR NACIONAL -- Kamala 49 / Trump 45
(ABC/Washington Post, 9 a 13 agosto)