A imprensa dos Estados unidos fala na amizade mais importante da América. O presidente eleito e o homem mais rico do mundo parecem inseparáveis.
Depois do campeonato de artes marciais mistas, Donald Trump marcou presença no lançamento do foguetão 'Starship' da SpaceX. O sexto teste de voo da nave espacial que deverá levar astronautas à Lua e, eventualmente, a Marte.
Donald Trump descreve Elon Musk como um génio. O dono da Tesla autointitula-se de 'First Buddy', 'primeiro amigo' na nomenclatura da Casa Branca, em que Melania Trump voltará a ser a primeira-dama.
A imprensa norte-americana relata que, nas últimas semanas, o novo hóspede de Mar-a-Lago tem estado quase sempre presente na elaboração da nova administração, inclusive, assegura o jornal Politico, quando Donald Trump conversa ao telefone com líderes mundiais.
O multimilionário gastou dezenas de milhões de dólares a apoiar a campanha de Trump e, em troca, foi nomeado para chefiar o inédito Departamento de Eficiência Governamental, o organismo criado para reduzir a burocracia e cortar na despesa pública.
A influência de Musk no processo de tomada de decisão de Trump não é, no entanto, absoluta. Não conseguiu que Howard Lutnick fosse nomeado para a pasta das Finanças.
Já a nomeação de Brendan Carr, para a agência reguladora das telecomunicações, poderá beneficiar entre outros negócios de Elon Musk, o serviço de banda larga por satélite, Starlink, com mais subsídios e contratos.
O conflito de interesses não fica por aí. A SpaceX tem vários contratos milionários com a NASA, enquanto outras agências governamentais atribuíram quase uma centena de contratos a diferentes empresas de Elon Musk.