Presidenciais

Posso candidatar-me a Presidente da República se...

Quer candidatar-se à Presidência da República? Saiba quais são os requisitos.

Museu da Presidência da República, Belém
Museu da Presidência da República, Belém
Canva

Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa, Marisa Matias, Tiago Mayan e Vitorino Silva tiveram de cumprir um conjunto de requisitos exigidos pela Constituição e pela Lei Eleitoral para concorrerem à Presidência da República Portuguesa.

A idade, a nacionalidade e 7.500 assinaturas: estes são fatores decisivos para quem está a ponderar, um dia, entrar na corrida a Belém.

De acordo com a Lei Eleitoral do Presidente da República, as candidaturas têm de ter, no mínimo, 7.500 assinaturas e no máximo 15.000. O documento deve ser entregue no Tribunal Constitucional.

Quanto à nacionalidade dos candidatos, esta deve ser portuguesa, caso contrário, não poderão candidatar-se ao cargo de Chefe de Estado. E há ainda uma idade mínima a cumprir.

Para saber mais sobre o processo de candidatura à Presidência da República, pode consultar o site da Comissão Nacional de Eleições.

No dia 24 de janeiro, o eleitorado é chamado a eleger no próximo Presidente da República. Milhares de portugueses já o fizeram com o voto antecipado, mas a maior parte da população portuguesa irá fazê-lo no próximo domingo.

Este ano, por causa da pandemia de covid-19, há cidadãos que vão exercer o voto em casa. A recolha de votos em lares e de eleitores em quarentena ou isolamento determinado pelas autoridades de saúde arrancou esta terça-feira. O procedimento é demorado e tem regras rigorosas.

Acompanhe aqui a SIC na campanha.

Veja também: