O presidente do PS, Carlos César, afirmou que a democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado.
"Graças aos eleitores socialistas, a democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado como alternativa política no nosso país."
Na primeira reação do partido às eleições, o presidente do PS considerou que a participação dos portugueses foi "muito honrosa", apesar de diversos fatores como a atual situação pandémica ou a convicção da vitória associada a Marcelo Rebelo de Sousa, e que conferiu uma "elevada legitimidade democrática a todos aqueles que se submeteram ao sufrágio".
Carlos César saudou todos os candidatos, destacando Ana Gomes e Marcelo Rebelo de Sousa, e congratulou o partido por ter deixado ao critério dos seus eleitores e dirigentes a opção de voto.
Disse ainda que os resultados demonstram que André Ventura é "por enquanto, uma ameaça maior ao PSD do que ao país".
O presidente do PS felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição e considerou que esta é uma boa notícia não só para o PS, como para a democracia e a valorização da estabilidade política.
"Portugal saiu vencedor destas eleições, assim como a democracia e a ordem constitucional."
AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS AO MINUTO
- Resultados das Eleições Presidenciais 2021
- Marcelo Rebelo de Sousa vence as eleições Presidenciais com 55,5 - 60,5% dos votos
- Abstenção nas Presidenciais entre os 56 e os 60%
- As Eleições Presidenciais em direto