A caminho das eleições presidenciais de 18 de janeiro, os comentadores SIC atribuem notas à prestação dos candidatos nos debates televisivos. Esta quinta-feira, foi a vez do frente-a-frente entre Henrique Gouveia e Melo e João Cotrim de Figueiredo.
Raquel Abecasis
"Acho que Henrique Gouveia e Melo estreou-se bem. Dei um cinco a João Cotrim de Figueiredo e um oito a Gouveia e Melo. Pareceu-me que Cotrim de Figueiredo levou para o debate uma estratégia que, depois, provou não ser vencedora. Ou seja, começou por querer afirmar de forma muito irritada com Gouveia e Melo, que esteve surpreendentemente calmo ao longo deste debate. Ao longo de todo o debate vimos o João Cotrim de Figueiredo líder da Iniciativa Liberal, que, aliás, deixou de ser há muito pouco tempo, e em tudo aquilo que disse e foi defendendo, de facto, são as políticas que defendeu sempre enquanto líder da IL."
Nuno Ramos de Almeida
"Atribuí um empate embora por razões diferentes. Ach que Gouveia e Melo, apesar de a estreia não ter sido má, nota-se que ainda não está muito solto no debate (...) embora tenha dado vários argumentos interessantes, nomeadamente em relação ao pacote laboral, que o problema da coesão social é importante (...), mas depois teve algumas partes que me pareceram mais complicadas. Da parte de Cotrim de Figueiredo, acho que a parte é a teimosia na independência. A eleição presidencial não é a eleição para a Miss Mundo e não é pelo bonito aspeto que eles lá estão (...) Sei que Cotrim de Figueiredo tem aquele cartaz de que tem o perfil certo, mas isso não é aquilo que vai levar as pessoas a votar."
Cristina Figueiredo
"Até entrar neste estúdio estava a dar a vitória a Cotrim de Figueiredo porque acho francamente que a primeira parte do debate lhe correu bem, exatamente a desmontar este argumento da independência. Qual é o racional desta discussão? Eu percebo que Gouveia e Melo se quer situar como uma candidatura suprapartidária, mas a verdade, e aí eu acho que Cotrim esteve muito bem ao apontar as pessoas que integram a direção de campanha de Gouveia e Melo são tudo menos independentes."
David Dinis
"Acho que Gouveia e Melo teve dois problemas muito complicados dos quais não conseguiu sair. O primeiro é argumentativo e a mim parece-me o mais importante é que o trunfo que Gouveia e Melo apresenta nas presidenciais é que vem de fora e é muito independente e outros não são. Acho que a entrada em duelo de Cotrim de Figueiredo desarmando esses argumentos, e desarma, desarma bem (...) Depois entra o segundo plano que Gouveia e Melo não consegue ultrapassar: ele não tem capacidade argumentativa porque nunca esteve num debate."
- Veja aqui o debate na íntegra