André Ventura e Henrique Gouveia e Melo surgem empatados na sondagem do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do Instituto Universitário de Lisboa para a SIC e Expresso, ambos com 18% das intenções de voto. São seguidos de muito perto, e dentro da margem de erro, por Luís Marques Mendes, que reúne 16% das intenções de voto, o que significa que há um empate técnico a três. Os comentadores Miguel Morgado e Raquel Abecasis, bem como Cristina Figueiredo, editora de política da SIC, analisam estes números na antena da SIC Notícias.
Raquel Abecasis nota que os trabalhos de campo desta sondagem foram realizados antes do início dos debates, que considera terem mais influência para Gouveia e Melo:
“O que é mais surpreendente é o facto de achar que estes números podem não vir a bater mesmo certo por causa do efeito dos debates. Não tanto em relação a todos os outros candidatos mais conhecidos do eleitorado – mesmo nos seus argumentos e na sua forma de debater -, mas acho que um dos favoritos é mais desconhecido e , aí, sim para ele [Gouveia e Melo] os debates podem ter algum efeito.”
O comentador Miguel Morgado não se mostra surpreendido pelos resultados da sondagem e revela estar a tentar perceber “para onde está a ir o eleitorado do PS, que ainda está mais dividido”.
Para o comentador os debates podem ser decisivos nesta possível “luta” a três:
“Mesmo que os debates não tenham muita influência, como os três dianteiros estão muito renhidos, por pouca diferença, os debates podem ser decisivos aqui porque há um destes candidatos vai ficar de fora. Desta vez, os debates vão ser decisivos ao contrário de outras eleições”, explica.
Cristina Figueiredo, editora de política da SIC, estranha “a baixa” popularidade de Cotrim de Figueiredo e de Catarina Martins, “que até tem tido um bom desempenho nos debates”, revelada nesta sondagem.
Tal como referiu Miguel Morgado, Cristina Figueiredo indica que o eleitorado do PSD “não está todo” com Marques Mendes, assim como o eleitorado do PS “não está todo com António José Seguro”.