Presidenciais 2026

Arranca a nova ronda de campanha para a segunda volta rumo a Belém

Pela primeira vez em 40 anos, dois candidatos disputam uma segunda volta para as eleições presidenciais. Vão passar os próximos dia em campanha.

André Ventura e António José Seguro
André Ventura e António José Seguro
LUSA

António José Seguro e André Ventura retomam a campanha esta terça-feira. Os dois candidatos que se mantêm na corrida a Belém preparam-se para mais duas semanas e meia de ações políticas antes da segunda volta das Presidenciais, dia 8 de fevereiro.

Esta terça-feira o candidato apoiado pelo PS visita o centro de saúde de Odivelas, enquanto o líder do Chega passará a tarde em Camarate, no concelho de Loures.

António José Seguro venceu a primeira volta das eleições presidenciais com 31,11% dos votos, enquanto André Ventura garantiu o segundo lugar com 23,52%.

A preparação da segunda teve início no dia seguinte às eleições, com o envio dos resultados provisórios ao presidente do Tribunal Constitucional. Três dias depois, a 21 de janeiro, foi afixado um edital com a indicação dos candidatos provisoriamente admitidos ao segundo sufrágio, e no mesmo dia, o Tribunal Constitucional procedeu ao sorteio da ordem das candidaturas nos boletins de voto.

A campanha eleitoral para a segunda volta arranca esta terça-feira e termina a 6 de fevereiro. Segue-se o dia de reflexão e o dia da eleição.

Relativamente ao voto antecipado, os eleitores que pretendam votar em mobilidade poderão fazê-lo a 1 de fevereiro, devendo requerer essa modalidade entre 25 e 29 de janeiro. Já os eleitores residentes no estrangeiro poderão votar entre os dias 27 e 29 de janeiro.

O vencedor deste sufrágio vai suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, que termina o seu mandato em março.

Até agora apenas uma eleição presidencial se resolveu à segunda volta, em 1986, quando Mário Soares derrotou Diogo Freitas do Amaral.