No debate desta noite esteve presente o Presidente que, 40 anos depois, vai decidir-se à segunda volta. Os candidatos António José Seguro e André Ventura estiveram frente-a-frente no único debate e na véspera do arranque da campanha da segunda volta. No final da discussão, Seguro afirmou que "quer ser o Presidente de todos os portugueses", enquanto Ventura disse ter ficado "angustiado com o vazio de ideias" do adversário.
Seguro e Ventura vão disputar a segunda volta das eleições Presidenciais, a 8 de fevereiro, depois de terem conquistado 31,11% e 23,52% dos votos, respetivamente, na primeira volta.
O candidato André Ventura desafiou o adversário para três debates, acusando-o de "querer fugir" às discussões por "medo do confronto". Críticas que repetiu, dias depois, quando António José Seguro recusou um debate organizado pelas rádios.
O debate desta noite marca a véspera do arranque oficial da campanha para a segunda volta que começa esta quarta-feira, diz 28 e durará até 6 de fevereiro, depois de ter sido afixado o edital de apuramento geral dos resultados da primeira volta.
Recorde-se que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi eleito em 2016 e terminar o mandato em março desde ano.
Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006), Cavaco Silva (2006-2016).
