Presidenciais 2026

De Espinho a São João da Madeira: candidatos presidenciais em campanha no distrito de Aveiro

António José Seguro e André Ventura seguem na estrada para o terceiro dia de campanha. A segunda volta das eleições presidenciais decorre a 8 de fevereiro. Os cidadãos que até quinta-feira se inscreveram para votar antecipadamente em mobilidade poderão exercer o direito já no próximo domingo.

De Espinho a São João da Madeira: candidatos presidenciais em campanha no distrito de Aveiro
LUSA

O terceiro dia de campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais vai levar os dois candidatos ao distrito de Aveiro, com uma passagem de António José Seguro por São João da Madeira e de André Ventura por Espinho.

O candidato presidencial António José Seguro, o mais votado na primeira volta de 18 de janeiro, prevê fazer três ações de campanha, duas no distrito de Aveiro e uma no de Viseu.

A agenda do candidato apoiado pelo PS arranca o dia com uma visita às 11:00 ao Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, em São João da Madeira, seguindo-se uma visita às 15:00 ao Grupo Simoldes Aço, em Oliveira de Azeméis. A campanha encerra com um jantar em Viseu às 19h30.

A candidatura presidencial de André Ventura estará nos distritos de Aveiro e do Porto. De manhã, o candidato apoiado pelo Chega fará uma arruada em Espinho, marcada para as 11:30. Da parte da tarde, fará outra arruada na Póvoa de Varzim, prevista para as 15:30.

Voto antecipado decorre este domingo

A campanha oficial para o segundo sufrágio dura dez dias, terminando em 6 de fevereiro, véspera do dia de reflexão para as eleições de domingo, 08 de fevereiro.

Os cidadãos que até quinta-feira, 29 de fevereiro, se inscreveram para votar antecipadamente em mobilidade poderão exercer o direito de voto no próximo domingo, 1 de fevereiro, no concelho que escolheram.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmou na quinta-feira que não tem indicação de impedimentos para o voto antecipado nos distritos de Leiria e Coimbra, os mais afetados pela depressão Kristin.

"Não nos chegaram indicações, até ao momento, de algo que pudesse impedir o voto antecipado em mobilidade, que será no dia 01 de fevereiro, ou seja, já este domingo. Ninguém nos informou de impossibilidades", afirmou o porta-voz da CNE, André Wemans.

Os cidadãos elegem o próximo Presidente da República numa segunda volta depois de António José Seguro ter obtido na primeira volta 31,11% (1.755.563 votos) e André Ventura 23,52% (1.327.021 votos).

O vencedor do segundo sufrágio vai suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016 e que termina o segundo mandato em março de 2026.