A UEFA anunciou, num comunicado emitido na noite desta quinta-feira, que vai investigar os episódios de “potencial conduta racista e/ou discriminatória” no Croácia-Albânia, já depois da Sérvia ter ameaçado abandonar o Euro 2024.
Tudo aconteceu durante o Croácia-Albânia, a contar para o segundo jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa. Durante a partida, ouviram-se palavras oriundas das bancadas como "Matem os sérvios", que terão sido proferidas por fãs das duas seleções que disputavam o encontro.
A UEFA, organismo que rege o futebol na Europa, vai analisar também o “alegado comportamento impróprio” de Mirlind Daku, internacional da Albânia, por ter encorajado os adeptos, juntando-se a esses mesmos cânticos.
“O que aconteceu é escandaloso”
Em declarações à emissora estatal sérvia RTS, o secretário-geral da Associação de Futebol da Sérvia, Jovan Surbatovic, tinha apelado à aplicação das sanções severas.
"O que aconteceu é escandaloso e vamos pedir sanções à UEFA, mesmo que isso signifique não continuar na competição", garantiu.
Neste Campeonato da Europa, a Sérvia já foi multada após alguns dos seus adeptos terem arremessado objetos durante a partida frente à Inglaterra. Para além disso, à semelhança da Albânia, a mesma federação foi punida depois de terem sido exibidos nas bancadas cartazes com mapas nacionalistas, durante o duelo com a Seleção inglesa.