A França venceu esta segunda-feira a Áustria, por 1-0, e divide a liderança do grupo D do Euro 2024, juntamente com os Países Baixos.
Era o jogo mais aguardado do dia. De um lado, os vice-campeões do mundo que não levantam a Taça Henri Delaunay desde 2000. Do outro, a surpresa vinda das montanhas da Europa Central.
A seleção gaulesa apostava todas as fichas para este encontro. Na frente de ataque, figuravam Kylian Mbappé e Antoine Griezmann, dois dos melhores marcadores dos 'bleus'. Mas o conjunto austríaco quis mostrar que este jogo não eram favas contadas e complicou a vida aos franceses no primeiro tempo.
Com ocasiões para ambos os lados, o primeiro golo viria a surgir perto do intervalo. Aos 38 minutos, Mbappé surgiu pela direita, cruzou numa tentativa de servir Griezmann. A bola acabou por ir parar às cabeças de Danso e Wöber e estava aberto o marcador no encontro, e logo num autogolo.
Na segunda parte, a toada foi a mesma. Os franceses continuavam a desequilibrar mas sem marcar. O trio Mbappé, Griezmann e Dembelé não tirava os olhos da baliza mas o objetivo não foi cumprido.
Apesar da vitória, a França tem motivos para ficar preocupada. Kylian Mbappé, a maior figura desta seleção, teve de ser substituído já nos descontos do segundo tempo. Poderá ter fraturado o nariz nos últimos instantes do encontro. Ainda não foi desta que o novo reforço do Real Madrid marcou em Campeonatos da Europa.
Craque do jogo: Kylian Mbappé
Com esta vitória, a França, campeã europeia em 1984 e 2000, juntou-se na liderança do grupo D aos Países Baixos, que no domingo venceram a Polónia por 2-1.