Vídeos

Enviados SIC

Países Baixos e Inglaterra: os gigantes adormecidos que não vencem um troféu há décadas

Esta quarta-feira, a bola vai rolar em Dortmund. Às 20:00, Inglaterra ou Países Baixos, um deles será adversário de Espanha na final do Euro 2024, disputada no próximo domingo, dia 14 de julho, em Berlim.

Esta quarta-feira, joga-se a outra meia-final do Campeonato da Europa, depois da Espanha ter eliminado a Seleção francesa, na terça-feira. Países Baixos contra Inglaterra, um jogo entre duas seleções com grande História e que será transmitido em direto na SIC.

O líder dos Países Baixos , Ronald Koeman, viveu, em 1988, o momento mais alto da História do futebol laranja. Mesmo com três finais de mundiais perdidas, foi na Alemanha, no último Euro antes da queda do muro de Berlim, que os neerlandeses levantaram a única taça que têm.

Trinta e seis anos depois, Koeman quer levar a sua Seleção de novo à final do Campeonato da Europa.

"Se olharmos para as vitórias neste Campeonato da Europa vemos que há diferentes formas de ganhar. Nem sempre podemos jogar o futebol que gostamos de jogar, mas se não está a correr temos de trabalhar mais, temos de ser mais agressivos. Sabemos que não há uma grande diferença entre os países, inclusive neste jogo. Na minha opinião, é mesmo 50-50 e temos de jogar bem, temos de fazer o jogo perfeito para ganhar", assumiu o selecionador neerlandês em entrevista pré-jogo.

São esperados em Dortmund 75.000 neerlandeses, uma vez que a cidade está a 100 quilómetros da fronteira com os Países Baixos.

"Esta é a oportunidade de fazer História"

Já os ingleses levam 58 anos atrás de um novo título. Desde que ganharam o Mundial, em 1966, uma maldição levou a que nunca mais vencessem um troféus e, no último Euro, jogaram a final em casa, tal como em 66, mas a maldição continuou. Agora acreditam que é tempo de mudanças.

"Esta é a oportunidade de fazer História, gostaríamos de conseguir fazê-lo, jogar a primeira final fora de Inglaterra. Seria a primeira vez que Inglaterra o conseguiria. Por isso, estamos a tentar fazer algo nunca feito. É complicado, mas os jogadores têm dado uma excelente resposta. A resistência que têm construído, a união. Tivemos a sorte de ter o Ed Sheeran a atuar para nós, foi ótimo. Os jogadores beberam umas cervejas antes do último jogo. Podemos ter esse tipo de união, mas quando temos de tirar a bola da nossa área aos 92 minutos estamos a tentar marcar um golo aos 96 minutos, não há nada mais forte do que isso para criar espírito de equipa, revelou Gareth Southgate, selecionador inglês, em conferência de imprensa de antevisão à partida.

Esta quarta-feira, a bola vai rolar em Dortmund. Às 20:00, Inglaterra ou Países Baixos, um deles será adversário de Espanha na final do Euro 2024, disputada no próximo domingo, dia 14 de julho, em Berlim.