No primeiro comício do Livre, o auditório do Liceu Camões, em Lisboa, não encheu mas Francisco Paupério diz-se preenchido com aquilo que foi a campanha das últimas semanas.
“As últimas eleições legislativas são a comparação e sinto que nestas ainda tivemos mais pessoas nas ruas e mais carinho”, disse o cabeça de lista do Livre às europeias.
Apesar da meia plateia, quem não faltou foi Rui Tavares. Apesar de não ter estado muitas vezes presente durante a campanha, garante que está ao lado de Francisco Paupério e confiante de que o Livre vai chegar ao Parlamento Europeu.
“Quando as pessoas me deram os parabéns pelo desempenho do Francisco nos debates, eu disse: ‘Isso não surpreende absolutamente nada a ninguém dentro do Livre'. Porquê? Porque quem chega a uma lista no Livre passou por um processo de primárias onde se debateu a Europa durante meses. Tenho a certeza de que em nenhum momento vão dizer um disparate sobre a Europa, e não sei se nos outros partidos podem dizer o mesmo”, destacou Rui Tavares.
Mas o porta-voz do partido foi mais longe e espera conseguir uma dupla vitória nestas eleições. “Se no domingo sairmos com a boa notícia de um Livre a crescer e de uma extrema direita a diminuir, começa a ver-se a luz ao fundo do túnel e a perceber-se que a degradação da política em Portugal não é inevitável”, rematou.
Resta saber se os portugueses darão voz ao Livre na Europa. Domingo se verá…