Extremos

É um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian que terá uma expressão multimédia e que incluirá um conjunto de grandes reportagens que a SIC emitirá em fevereiro de 2021. O projeto resulta de uma pareceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e pretende mergulhar no difícil tópico do “populismo radical que alimenta a direita nacionalista e antissistema europeia” - título que esconderá derivas em direção aos extremos; em direção ao quadro que molda a extrema direita.

  • O projeto Marine

    Extremos

    Marine Le Pen é a presidente do partido francês Rassemblement National, antiga Frente Nacional. Assumiu o negócio de família com a promessa de abandonar os radicalismos do pai, Jean-Marie Le Pen. 48 anos depois da edificação do partido de extrema-direita, Marine ainda veste o casaco vermelho do pai.

    Rita Murtinho

  • Um nacionalista na terra dos bascos

    Extremos

    De uma aldeia perdida no País basco para o palco da política espanhola, em Madrid. Santiago Abascal mobilizou milhares sob os estandartes de uma Espanha grande, profundamente conservadora e livre de imigrantes. Quem é afinal o príncipe da extrema direita espanhola?

    Diogo Barradas

  • André Ventura: o brilho fosco da ambição

    Extremos

    André Ventura é presidente e deputado único do Chega!. Já foi professor universitário, vereador pelo PSD, na Câmara de Loures, inspetor fiscal, comentador de futebol e autor de alguns romances. Em criança, quis ser ciclista, tendo como grande ídolo Lance Armstrong, o campeão que perdeu tudo o que conquistou por uso de dopping em competição. Hoje, Ventura quer ganhar as eleições presidenciais e moldar Portugal à sua visão, nem que para isso tenha que mudar a Constituição.

    Maria Rodrigues

  • Discurso de ódio: das palavras aos atos

    Extremos

    Durante o último ano, assistimos ao crescimento de um movimento contra o antirracismo. A caracterização do racismo como um “fantasma” que não existe, nas redes sociais, nas ruas e até no Parlamento português, deu lugar a atos de ameaça, violência verbal e vandalização.

    Maria Rodrigues

  • Das palavras aos atos: o efeito Chega na expressão de ódio e violência racial

    Extremos

    André Ventura recusa continuamente o rótulo de racista e xenófobo, para si e para o seu partido, além de ser um negacionista enfático da existência de racismo em Portugal. A verdade é que tem sabido capitalizar o discurso de ódio em relação aos que estrategicamente elegeu como bodes expiatórios: as “minorias que só querem direitos e não querem deveres.”

    Marisa Torres da Silva

  • A equipa
    8:58

    Extremos

    Este projeto conquistou uma bolsa de jornalismo de investigação atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian. É fruto de uma parceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH. Junta jornalistas, professores e quatro alunos da licenciatura de Ciências da Comunicação, variante de jornalismo.

    SIC Notícias

  • Extremos

    Extremos

    Extremos é um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian que terá uma expressão multimédia e que incluirá um conjunto de grandes reportagens que a SIC emitirá em fevereiro de 2021. O projeto resulta de uma parceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e pretende mergulhar no difícil tópico do “populismo radical que alimenta a direita nacionalista e antissistema europeia” - título que esconderá derivas em direção aos extremos; em direção ao quadro que molda a extrema direita.

    Pedro Coelho