Espanha

É um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian que terá uma expressão multimédia e que incluirá um conjunto de grandes reportagens que a SIC emitirá em fevereiro de 2021. O projeto resulta de uma pareceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e pretende mergulhar no difícil tópico do “populismo radical que alimenta a direita nacionalista e antissistema europeia” - título que esconderá derivas em direção aos extremos; em direção ao quadro que molda a extrema direita.

  • A mulher do Vox

    Extremos

    No dia 8 de março de 2020, as feministas saíram às ruas de Madrid, para reivindicarem igualdade. Noutra parte da cidade, a extrema direita do Vox reunia-se em congresso. Nessa reunião magna, o partido de Santiago Abascal afirmou o ideário alternativo ao “feminismo totalitário”. Sob a ameaça invisível do coronavírus, a capital espanhola tornou-se uma cidade fragmentada.

    Diogo Barradas

  • Um nacionalista na terra dos bascos

    Extremos

    De uma aldeia perdida no País basco para o palco da política espanhola, em Madrid. Santiago Abascal mobilizou milhares sob os estandartes de uma Espanha grande, profundamente conservadora e livre de imigrantes. Quem é afinal o príncipe da extrema direita espanhola?

    Diogo Barradas