O presidente do Conselho Europeu, António Costa, destaca o papel de Francisco Pinto Balsemão na comunicação social, ao criar o Expresso e a SIC, e os contributos "muito importantes" enquanto primeiro-ministro e na adesão de Portugal à União Europeia.
O português António Costa, que também foi primeiro-ministro à semelhança de Francisco Pinto Balsemão, recorda-o como uma "grande figura do país", que deixa uma "marca relevante".
"Apesar de adversários políticos, tivemos sempre uma excelente relação, de enorme cordialidade. Era muito fácil dialogar com ele", afirma.
Em declarações à SIC, destaca que Pinto Balsemão foi "decisivo" como empresário na comunicação social, ao criar o jornal Expresso e a SIC.
António Costa lembra que Pinto Balsemão foi primeiro-ministro num período de "enorme instabilidade", mas teve contributos "muito importantes".
O ex-primeiro-ministro destaca a forma como o social-democrata dialogou com o Partido Socialista para a revisão constitucional de 1982 e a criação do primeiro código penal da democracia.
Adicionalmente, lembra que Balsemão teve um contributo "muito importante" na adesão de Portugal à União Europeia.
"Era muito interessado e envolvido em questões europeias", acrescenta.

