Está para breve o sorteio da fase de instrução do processo Universo Espírito Santo, que foi esta quinta-feira transportado para o Tribunal Central de Instrução Criminal.
A SIC captou o momento do transporte dos mais de duzentos volumes que compõem o processo.
Ao longo da manhã desta quinta-feira, as toneladas de papel saíram das instalações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, onde correu a investigação, em direção ao tribunal onde vai ser feita a instrução, ou seja, a fase que decide se o caso que envolve Ricardo Salgado vai ou não a julgamento.
A instrução vai ser sorteada entre os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa.
RICARDO SALGADO ACUSADO DE 65 CRIMES INCLUINDO ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA
O ex-presidente do Banco Espírito Santo foi acusado de 65 crimes, incluindo associação criminosa, corrupção ativa no setor privado, burla qualificada, branqueamento de capitais e fraude fiscal.
Ricardo Salgado foi acusado de um crime de associação criminosa, em coautoria com outros 11 arguidos, incluindo os antigos administradores do BES Amílcar Pires e Isabel Almeida. Está também acusado da autoria de 12 crimes de corrupção ativa no setor privado e de 29 crimes de burla qualificada, em coautoria com outros arguidos, entre os quais José Manuel Espírito Santo e Francisco Machado da Cruz.
O Ministério Público acusou ainda o ex-líder do BES de infidelidade, manipulação de mercado, sete crimes de branqueamento de capitais e oito de falsificação.
QUEDA DO BES
Graves prejuízos e a disputa na sucessão dentro da família Espírito Santo abriram uma crise no interior do grupo. Nem a joia da coroa - o BES - escapou, dando origem ao Novo Banco.
Esta é uma investigação que decorre desde 2014, altura em que o maior grupo económico do país ruiu.