Governo

Ministra da Agricultura "está à espera de quê para se demitir?"

A questão que Ana Gomes deixa no ar surge após ser noticiado que a ministra Maria do Céu Antunes foi informada pela ex-secretária de Estado sobre o processo do marido.

Ana Gomes
Ana Gomes
SIC

Depois da polémica que levou à 12.ª saída do Governo, o jornal Público noticiou que a agora ex-secretária de Estado Carla Alves informou a ministra, antes da tomada de posse, sobre o processo do marido. Apesar de ter negado ter “conhecimento de qualquer envolvimento de Carla Alves em processos judiciais”, a pressão sobre a ministra da Agricultura está a aumentar.

A antiga eurodeputada socialista, Ana Gomes, recorreu ao Twitter para não só partilhar a notícia do Público como para deixar uma questão a Maria do Céu Antunes: “E está à espera de quê para se demitir?”.

Já ontem, logo após a demissão em tempo recorde da secretária de Estado da Agricultura, a socialista recorreu à mesma rede social sugerindo que também a ministra devia “tirar consequências” do sucedido. E acrescentou uma crítica ao primeiro-ministro que, escreveu, “persiste em não querer ver o óbvio”.

Polémicas e “casinhos” à parte, ao final da noite de ontem, a ministra da Agricultura disse em exclusivo à SIC, à porta do Ministério, que “está tudo esclarecido” e que o momento é de “continuar a trabalhar”. Questionada sobre se sabia das contas arrestadas da sua secretária de Estado demissionário, optou pelo silêncio, revelando apenas “que o que tinha a dizer, já disse em sede própria”.

Segundo o jornal Público, antes da tomada de posse dos oito novos governantes que, recorde-se, teve lugar na última quarta-feira, Clara Alves informou a ministra sobre o processo do marido, designadamente sobre as contas arrestadas que detêm em conjunto.

Reagindo a esta notícia, o gabinete do Ministério da Agricultura e da Alimentação informou, em comunicado enviado às redações, “que a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, não tinha conhecimento de qualquer envolvimento de Carla Alves em processos judiciais”.

Costa também foge à questão

O primeiro-ministro que ontem, no debate da moção de censura, defendeu àquela hora a ainda secretária de Estado, recursou hoje responder às perguntas dos jornalistas, à margem de um evento na Cova da Piedade, em Almada.

Incomodado com algumas questões, António Costa apenas mostrou disponibilidade para tirar uma selfie com uma criança.