A secretária de Estado da Agricultura demissionária terá informado a ministra sobre o arresto de contas bancárias antes da tomada de posse desta quarta-feira. A notícia está a ser avançada pelo jornal Público.
A ministra da Agricultura terá recebido essa informação e, questionada pelo jornal se a transmitiu ao primeiro-ministro, Maria do Céu Antunes disse não ter mais comentários a prestar.
“Está tudo esclarecido”
Na noite desta quinta-feira, a SIC Notícias questionou a ministra se sabia das contas arrestadas. A ministra da Agricultura respondeu que “está tudo esclarecido” em relação a Carla Alves, mas remete-se ao quando questionada se já tinha conhecimento das contas arrestadas do marido da ex-secretária de Estado.
"Está tudo esclarecido. Neste momento vamos continuar a trabalhar", disse à SIC Notícias.
A razão da demissão
Carla Alves demitiu-se esta quinta-feira, 25 horas depois de ter tomado posse como secretária de Estado da Agricultura. Em causa está o arresto de contas bancárias que partilha com o marido, ex-presidente da câmara de Vinhas, no âmbito de processo que investiga alegadas práticas de corrupção ativa e prevaricação.
Além das contas conjuntas do casal, foram também arrestados bens móveis e imóveis.
De acordo com o Correio da Manhã, em 2017, o casal terá ganho cerca de 61 mil euros e acabou por ser depositar 107 mil nas contas conjuntas. O mesmo aconteceu nos anos abrangidos pela investigação, de 2013 a 2020.
O Ministério Público pediu o julgamento do antigo autarca de Vinhais, Américo Pereira, por alegados crimes de corrupção ativa e prevaricação.
O controverso percurso de Carla Alves até à curta estadia no Governo
Antes de ser escolhida para secretária de Estado, Carla Alves era diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte. Faz também parte dos quadros da câmara municipal de Vinhais há 23 anos, autarquia que teve o marido como presidente entre 2005 a 2017.
Da castanha ao fumeiro, Carla Alves fez da promoção regional carreira. A organização da feira do fumeiro de Vinhais ganha destaque no currículo de Carla Alves.
Formada em engenharia zootécnica e gestão, exerceu funções em empresas públicas e esteve na direção o Parque Biológico de Vinhais. Um percurso que ficou marcado pela passagem por várias organizações e empresas do setor.
Desde o ano 2000, estava no quadro técnico da câmara de Vinhais. Durante boa parte desse tempo – entre 2005 e 2017 – o autarca era o marido.