Marcelo Rebelo de Sousa saiu esta quarta-feira do Palácio de Belém às 19:32 horas naquela que foi a primeira aparição pública após António Costa ter rejeitado o pedido de demissão de João Galamba. Num compasso tranquilo, foi falando com os jornalistas e com quem o abordava e lhe dizia “há muito tempo que não o vejo”.
Aquilo que parecia uma saída para jantar e comer um gelado poderá, afinal, ter algum significado? Em outubro do ano passado, quando o Presidente da República se viu envolvido num dos episódios mais negros do seu mandato, Marcelo Rebelo de Sousa apostou na mesma combinação: um jantar na Portugália seguido de um gelado do Santini. Tinha, uns dias antes, proferido a polémica declaração sobre os abusos na Igreja Católica: “400 casos não é um número muito elevado”.
Segundo o semanário Expresso, Marcelo saiu à rua, na altura, para testar a sua popularidade e sondar o povo. Terá apostado na mesma fórmula? Do Palácio de Belém até ao restaurante onde jantou demorou cerca de dois minutos. Pelo caminho falou aos jornalistas, garantindo que falará ao país a seu tempo e ainda encontrou uma conhecida.
Já passava das 20:18 horas quando Marcelo saiu do restaurante. Cumprimentou os populares nas mesas, disse que o jantar estava muito bom e que, da próxima, experimentava a alheira. Aos jornalistas disse: “Ainda cá estão?”
“Falarei talvez um destes dias, amanhã ou assim, talvez…”, afirmou, dizendo que tinha falado “há três ou quatro dias”. Um jornalista interpelou-o: “Mas mudou muita coisa…”. “Sim”, respondeu o Presidente.
Chegou a hora do gelado. Ainda chamou “curiosos” aos jornalistas que o rondavam e citou Pedro Abrunhosa: “É preciso ter calma e não dar o corpo pela alma”.
Saiu do Santini com um gelado na mão e com uma criança na outra. Ajudou-a a subir as escadas enquanto, no outro lado da rua, já era esperado por populares que lhe diziam “Eu gosto muito do senhor”. Houve ainda quem passasse de carro e gritasse “Marcelo!”.
Limão, framboesa e chocolate foi a combinação escolhida pelo Presidente da República. Questionado sobre a preocupação do povo face ao episódio que envolve Galamba, Marcelo respondeu:
“Eu a comer um gelado do Santini e as pessoas estão preocupadas?”