A comentadora da SIC Maria João Tomás adianta que haverá um luso-descendente entre os três reféns que serão libertados pelo Hamas este sábado. Destaca também a importância da libertação de outro dos reféns, que será o único sobrevivente da família.
Maria João Tomás avança, na SIC Notícias, que um dos reféns que deverá ser libertado é luso-descendente, mais concretamente sefardita, judeu da zona da Península Ibérica.
Outro dos reféns será o "único sobrevivente" da família. Foi apanhado, em outubro de 2023, num dos kituz com a mulher e dois filhos, um deles ainda com meses, que terão sido mortos.
Os três reféns libertados este sábado estarão, em princípio, com o Hamas, aponta a comentadora da SIC. Contudo, Maria João Tomás lembra que o protocolo vai sempre mudando e que o grupo gosta de fazer encenação.
A comentadora da SIC lembra ainda que a Jihad Islâmica da Palestina é de uma "linha muito dura".
Nos últimos dias, foramlibertados três reféns isralielitas, depois de 482 dias em cativeiro: Agam Berger, jovem militar de 20 anos, Gadi Moses, alemão-israelita de 80 anos e Arbel Yehud, israelita de 29 anos.
Foram ainda libertados cinco trabalhadores tailandeses ao abrigo de um acordo diferente daquele que permitiu o cessar-fogo.