Guerra no Médio Oriente

Israel ataca Gaza depois de Trump anunciar cessar-fogo

Israel e o Hamas assinaram a primeira fase de um plano de paz para a Faixa de Gaza. Netanyahu vai reunir o seu Governo para ratificar o acordo. No entanto, esta quinta-feira, já depois do anúncio de Trump, bombardeamentos voltaram a atingir o território palestiniano.

Faixa de Gaza
Faixa de Gaza
Ammar Awad

Na noite desta quarta-feira, Donald Trump anunciou que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do plano de paz para Gaza. O grupo islamita também confirmou que chegou a um "acordo que prevê o fim da guerra". Vários líderes mundiais têm celebrado, mas, no terreno, os bombardeamentos continuaram na manhã desta quinta-feira.

Num vídeo publicado pela Al Jazeera, que noticiou o ocorrido, é possível ver as nuvens de fumaça dos ataques israelitas, entre as 5h e as 7h locais.

Cessar-fogo deve entrar em vigor esta noite

Logo depois do anúncio de Trump, o próprio primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, falou num "grande dia" e revelou que iria convocar esta quinta-feira o seu Governo para ratificar o plano de paz para Gaza, assinado com o Hamas no Egito.

Prevê-se que o acordo de cessar-fogo entre em vigor esta noite, após ser aprovado pelo Governo de Israel, adiantou uma fonte do executivo à Sky News.