Um deputado israelita foi, esta segunda-feira, expulso do Parlamento em Jerusalém por ter interrompido o discurso do Presidente dos Estados Unidos com um protesto.
Donald Trump elogiava Steve Witkoff, enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, quando o deputado gritou palavras em hebraico e mostrou um papel onde se lia "reconheçam a Palestina!".
Ayman Odeh, membro do partido de esquerda árabe-judaico Hadash-Ta'al, foi rapidamente retirado do Parlamento por seguranças.

Após o deputado ter sido retirado, Donald Trump brinca: "Foi muito eficiente".
Em entrevista à agência Reuters, Ayman Odeh diz que foi retirado por ter feito uma "simples exigência" com a qual "toda a comunidade internacional concorda": reconheçam o Estado da Palestina.
"Reconheçam a verdade simples de que há dois povos aqui e ninguém vai a lado nenhum", afirma.
O deputado, que acusa a coligação de direita de Netanyahu de explorar o ataque de 7 de outubro, considera que "não há paz nem estabilidade nem segurança" enquanto o estado da Palestina não for reconhecido.

Começou esta segunda-feira a libertação dos 48 reféns mantidos em cativeiro pelo Hamas (20 com vida e 28 mortos), em troca de cerca de 2.000 palestinianos detidos nas prisões israelitas, de acordo com os termos da primeira fase de um acordo de cessar-fogo assinado por ambas as partes.
Antes, Donald Trump tinha sido ovacionado durante vários minutos por quase todos os presentes no Knesset, o Parlamento israelita, em Jerusalém.

