Guerra no Médio Oriente

Médio Oriente: Israel devolveu 15 corpos de palestinianos ao Hamas

O anúncio, feito por funcionários do Hospital Nasser, em Khan Younis, Gaza, elevou para 285 o número de corpos palestinianos devolvidos ao Hamas.

Médio Oriente: Israel devolveu 15 corpos de palestinianos ao Hamas
Jehad Alshrafi

As autoridades hospitalares de Gaza disseram esta quarta-feira ter recebido os corpos de 15 palestinianos, entregues pelo Governo de Israel no âmbito do cessar-fogo com o movimento islamita Hamas.

O anúncio, feito por funcionários do Hospital Nasser, em Khan Younis, Gaza, elevou para 285 o número de corpos palestinianos devolvidos ao Hamas. A mais recente devolução de corpos, assunto que consta do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, ocorreu um dia depois de ter sido entregue o corpo de um soldado israelita feito refém no ataque de 07 de outubro de 2023.

O Hamas devolveu os restos mortais de 21 reféns a Israel, em virtude do cessar-fogo que começou a 10 de outubro e que visa pôr fim à guerra. Israel tem feito pressão para acelerar as entregas de restos mortais e, em certos casos, afirmou que os cadáveres não eram de reféns.

O Hamas alega que o trabalho é dificultado pela destruição generalizada do enclave costeiro palestiniano.Por cada refém israelita libertado, Israel entrega os restos mortais de 15 palestinianos.

Menos de metade foi identificada, uma vez que o trabalho forense é dificultado pela falta de material para efetuar testes de ADN em Gaza. A guerra foi desencadeada pelo ataque do Hamas ao sul de Israel, a 7 de outubro de 2023.

No ataque, o Hamas matou 1.200 pessoas e fez 251 reféns. Israel respondeu com uma ofensiva militar de grande escala que fez 68.800 mortos em Gaza, segundo o Hamas.

Telavive negou as acusações de genocídio em Gaza feitas por uma comissão de inquérito das Nações unidas e outras entidades, contestando os números do Ministério da Saúde de Gaza, sem apresentar um balanço contraditório.