A Ucrânia e a Rússia assinam, esta sexta-feira, em Istambul, um acordo para exportação de cereais, por volta das 14:30.
A informação foi confirmada pela Turquia, citada pela agência France-Presse, mediadora no processo.
A cerimónia de assinatura do acordo para a exportação de cereais será realizada na sexta-feira. Vão estar presentes o Presidente da Turquia, Recep Erdogan, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
O Presidente da Rússia tinha pedido o levantamento das restrições ocidentais aos cereais russos, como condição para progressos na exportação da produção agrícola ucraniana.
O acordo negociado pela ONU visa trazer pelo mar Negro cerca de 20 milhões de toneladas de cereais que se encontram bloqueados em silos ucranianos, por causa da ofensiva russa na Ucrânia.
"A confirmar-se, será um vitória diplomática para a Turquia e um momento muito importante para o mundo inteiro porque esta questão tem afetado o abastecimento dos cereais um pouco por todo o mundo", afirma José Pedro Tavares, correspondente da SIC na Turquia.


