Guerra Rússia-Ucrânia

Bandeira da Ucrânia é "símbolo global de coragem" e luta contra a "tirania", afirma Zelensky

Loading...
No dia em que se assinalam seis meses de guerra e o Dia da Independência ucraniana, o Presidente reforça os alertas para possíveis ataques russos.

A guerra na Ucrânia começou há exatamente seis meses. Foi a 24 de fevereiro que a Rússia invadiu a Ucrânia, utilizando a expressão "operação militar especial".

Esta quarta-feira, a Ucrânia celebra também o Dia da Independência, há 31 anos que o país é independente da União Soviética.

Volodymyr Zelensky apela aos ucranianos que se prepararem para qualquer ataque russo durante esta quarta-feira. O Presidente da Ucrânia afirma que a bandeira nacional ucraniana, desde o início da guerra, se tornou um símbolo da luta contra a tirania em todo o mundo.

A nossa bandeira nacional tornou-se um símbolo global de coragem. um símbolo de todos os que valorizam uma vida livre.

Nos últimos meses, a capital Kiev foi bombardeada e, no Donbass, as províncias de Donetsk e de Luhansk foram reconhecidas como independentes pela Rússia. Cidades como Bucha, Irpin ou Borodianka foram também alvo da destruição.

Em Mykolaiv, no sul, o presidente da câmara aconselha a população a abandonar a cidade e só voltar depois da guerra acabar.

Desde fevereiro que mais de 12 milhões de pessoas abandonaram as suas casas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de seis milhões para os países vizinhos, segundo dados recentes divulgados pela ONU.

Últimas Notícias
Mais Vistos