Guerra Rússia-Ucrânia

Agência para a Energia Atómica já está em Zaporíjia: quanto tempo irá ficar e o que vai esclarecer?

Loading...
José Milhazes analisa a missão dos investigadores na maior central nuclear da Europa.

A missão da Agência Internacional para a Energia Atómica já está em Zaporíjia, na Ucrânia. Esta delegação de investigadores vai realizar uma inspeção à maior central nuclear da Europa que, nos últimos meses, tem sido alvo de sucessivos ataques.

José Milhazes, comentador SIC, sublinha que não se sabe “durante quanto tempo” a delegação vai permanecer em Zaporíjia e “o que vai esclarecer”. O comentador SIC lembra que o dirigente da comissão “tinha dito que queria que aí ficassem permanentemente observadores dessa agência”, mas que a Rússia quer que permaneçam apenas alguns dias.

Um dos enigmas maiores – que não sei se esta delegação conseguirá detetar – é quem é que ataca e bombardeia a central. Porque os ucranianos acusam os russo; os russos por sua vez fazem acusações exatamente iguais em relação à parte ucraniana”, afirma Milhazes.

O comentador SIC considera que a desmilitarização total da central nuclear e da região limítrofe – que é “um dos objetivos ucranianos” – “certamente que não será conseguido”.

Essa é uma das exigências da Ucrânia que a Rússia diz que não irá aceitar porque, diz a Rússia, sem o domínio russo na central, haverá um perigo real que aconteça alguma catástrofe nesta central nuclear.

Últimas Notícias
Mais Vistos