Guerra Rússia-Ucrânia

Vistos para cidadãos russos entrarem na UE vão passar a custar mais do dobro

Loading...
Para além de ter sido suspenso o acordo que facilitava a sua emissão.

Para além de ter sido suspenso o acordo para facilitar vistos aos cidadãos russos, estes documentos vão também passar a custar mais do dobro, aumentando de 35 para 80 euros.

A suspensão do acordo de facilitação vai, na prática, dificultar a vida a todos os russos que, a partir de agora, queiram entrar na União Europeia. Mesmo os turistas. Os países que têm fronteiras com a Rússia vão continuar a poder decidir, caso a caso, as medidas mais adequadas.

O Kremlin já reagiu a esta decisão com avisos de retaliação. Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que a suspensão do acordo terá consequências, mas não explicou quais.

Segundo os dados oficiais há, neste momento, cerca de 10 milhões de russos que têm vistos turísticos que lhes permitem estar ou entrar na União Europeia.

A discussão prendia-se com a proibição total da entrada de russos na União Europeia, mas vários Estados-membros opuseram-se. Assim, ficou acordada a suspensão do acordo de facilitação com Moscovo para a emissão de vistos.

Últimas Notícias
Mais Vistos