Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia recebeu o primeiro sistema de defesa antiaérea

Ucrânia recebeu o primeiro sistema de defesa antiaérea
picture alliance
Sistema Iris-T foi entregue pela Alemanha

A Ucrânia recebeu o seu primeiro sistema de defesa aérea Iris-T entregue pela Alemanha, anunciou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, numa publicação na terça-feira à noite, na rede social Twitter.

"Uma nova era de defesa aérea começou na Ucrânia. Os Iris-Ts da Alemanha já estão aqui. Os NASAMS americanos estão a chegar", disse o ministro.
"Este é apenas o começo. E precisamos de mais. Não há dúvida de que a Rússia é um estado terrorista. Há um imperativo moral de proteger os céus da Ucrânia para salvar nosso povo", afirmou Reznikov.

Em junho, o chanceler alemão Olaf Scholz prometeu a Kiev a entrega de sistemas Iris-T capazes de proteger uma grande cidade contra ataques aéreos.

Na segunda-feira, quando "uma chuva de mísseis russos caiu" sobre a Ucrânia, a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, garantiu que o primeiro desses equipamentos seria entregue a Kiev "nos próximos dias" e outros três no próximo ano.

Loading...

O sistema Iris-T tem um alcance de 20 quilómetros de altura e 40 quilómetros de largura.

O próprio exército alemão possui mísseis do tipo Iris-T, mas não o sistema terra-ar completo.

Os Estados Unidos prometeram sistemas de mísseis terra-ar da NASAMS: dois para entrega nas próximas semanas ou meses e outros seis como parte da ajuda de longo prazo.

Últimas Notícias