Guerra Rússia-Ucrânia

Filho de governador russo detido no aeroporto de Milão-Malpensa

Filho de governador russo detido no aeroporto de Milão-Malpensa
Canva
A detenção decorre na sequência de um mandado dos EUA que o acusava de lavagem de dinheiro e de se esquivar a sanções.

O filho de um governador russo foi preso no aeroporto Malpensa de Milão na segunda-feira, na sequência de um mandado dos EUA que o acusava com outros quatro russos de lavagem de dinheiro e se esquivarem a sanções.

Artem Uss, filho do governador da região de Krasnoyarsk, Alexander Uss, enfrenta acusações de motivação política, disse o seu pai em Telegrama.

"O fornecimento de produtos petrolíferos, equipamento público e veículos técnicos, livremente vendidos e adquiridos em todo o mundo, é subitamente declarado ilegal pelas autoridades americanas", disse o governador. "E porquê? Apenas porque é feito para o bem da Rússia. As conotações políticas destas acusações são óbvias".

Um tribunal de recurso de Milão, na quinta-feira, confirmou o mandado e fixou uma data para sexta-feira em que Uss dirá ao tribunal se aceita ser extraditado ou não. Se ele se opuser ao mandado, levará várias semanas a concluir o processo de extradição.

Entretanto, os seus advogados poderão solicitar a prisão domiciliária em vez da prisão, segundo fontes judiciais. Um advogado, Vinicio Nardo, encontrou-se com a USS na prisão na quarta-feira.

Últimas Notícias