Guerra Rússia-Ucrânia

Presidente alemão visita Ucrânia e encontra-se com Zelensky

Loading...

Frank-Walter Steinmeier já chegou a Kiev para uma visita surpresa

O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, chegou esta terça-feira a Kiev, numa visita surpresa à Ucrânia, disse a sua porta-voz à agência de notícias France-Presse (AFP).

"Estou ansioso pelo meu encontro com o Presidente Volodymyr Zelensky, em Kiev, e com a população do norte do país, onde quero ter uma ideia da sua vida num momento de guerra", afirmou, citado numa nota enviada pela porta-voz.

Antes de se encontrar com Zelensky, Steinmeier visitará a pequena cidade de Korjukiwa (no norte do país, perto da fronteira com a Bielorrússia), que tinha sido ocupada por tropas russas.

A cidade, agora libertada, enfrenta o frio, já que as suas infraestruturas foram destruídas. O Presidente alemão vai oferecer à cidade ajuda para recuperar as infraestruturas energéticas.

"A minha mensagem aos ucranianos: podem contar com a Alemanha! Continuaremos a apoiar a Ucrânia: militarmente, politicamente, financeiramente e a nível humanitário", sublinhou.

Cortes de eletricidade na Ucrânia vão agravar condições de sobrevivência no inverno

Os bombardeamentos russos estão a deixar várias cidades na Ucrânia sem eletricidade.

As condições de sobrevivência, que são já dramáticas, podem, agravar-se muito durante o inverno. A reportagem da da Sky News, parceira da SIC Notícias.

Loading...

As casas estão já sem eletricidade durante várias horas. Os cidadãos ficam sem aquecimento, forma de cozinhar ou, em alguns casos, de trabalhar. A Ucrânia tem de racionar a eletricidade, uma medida que irá causar miséria no país.

Nas ruas, as luzes estão apagadas e apenas os semáforos iluminam o escuro. O Governo diz que as pessoas devem usar menos eletricidade e, como tal, as luzes estão desligadas. Os cortes de eletricidade surgem sem aviso, deixando os cidadãos apenas com as luzes das lanternas, velas e telemóveis

Últimas Notícias