O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirma que este “é um dia histórico”, depois das tropas russas terem saído de Kherson e os soldados ucranianos terem regressado à cidade.
Zelensky partilhou nas redes sociais um vídeo com os festejos da população, que prosseguem mesmo com o cair da noite. Na legenda, escreveu “Kherson é nossa!”.
Entretanto, publicou também um vídeo onde promete reconquistar todo o território da Ucrânia, agradece aos militares que levaram a cabo a contraofensiva de Kherson e também ao povo pela resistência.
“Hoje é um dia histórico. Estamos a recuperar o sul do nosso país. (...) Estou feliz por ver como as pessoas, apesar de todos os perigos, apesar das repressões e humilhações dos ocupantes, guardaram bandeiras ucranianas e acreditaram na Ucrânia”, disse Zelensky.
Moscovo rejeitou esta sexta-feira que a retirada das tropas russas de Kherson seja uma humilhação para o país. O porta-voz do Kremlin disse mesmo que a região continua a fazer parte da Rússia.
A retirada está a ser celebrada pela população de Kherson, que recebeu com emoção os militares ucranianos. Nas ruas, ouviram-se cânticos de glória com muitas lágrimas de alegria e alívio à mistura.