Olhos postos em Washington: Zelensky discursa no Congresso dos EUA
MICHAEL REYNOLDS

Terminado

Guerra Rússia-Ucrânia

Olhos postos em Washington: Zelensky discursa no Congresso dos EUA

O Presidente da Ucrânia foi recebido por Joe Biden na Casa Branca. Depois do encontro com o Presidente dos EUA, Volodymyr Zelensky discursa no Congresso. É a primeira viagem do Presidente ucraniano ao estrangeiro desde o início da guerra.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Zelensky: "O vosso dinheiro não é caridade, é investimento na segurança global"

Esta poderá ser uma das frases da noite. Zelensky dirigiu-se ao Congresso e disse que os apoios norte-americanos não são caridade, mas sim um "investimento na segurança global contra a tirania russa".

E lembrou como será o Natal de milhões de ucranianos: sem água e sem aquecimento, mas com “fé” e com os olhos postos na vitória.

Terminou o discurso com a convicção de que a Ucrânia irá ser capaz de conquistar uma vitória absoluta e ofereceu uma bandeira ao Congresso, vinda diretamente da linha da frente em Bakhmut, assinada pelos soldados ucranianos.

“Slava Ukraini. Um 2023 vitorioso”, concluiu.

Zelensky: Rússia "arranjou um aliado na política genocida: o Irão"

Um dos pontos de destaque do discurso de Zelensky no Congresso norte-americano foi a menção ao Irão, país que classifica como “aliado da política genocida” da Rússia.

“O Irão está a fornecer centenas de drones à Rússia. Os drones iranianos são uma ameaça", sublinhou, acrescentando que está nas mãos dos Estados Unidos um endurecimento das sanções.

Zelensky: "Contra todas as expectativas, a Ucrânia está viva"

Foi assim que o Presidente ucraniano arrancou o discurso no Congresso norte-americano, depois de ter sido ovacionado por todos os congressistas durante vários minutos. Entre agradecimentos e várias menções à palavra “liberdade”, Zelensky disse que a Ucrânia está mais forte e independente do que nunca e que a tirania russa “perdeu o controlo”.

“Esta batalha não pode ser ignorada. Temos de lutar pela liberdade”, disse, prosseguindo o discurso com a visita que fez à linha da frente em Bakhmut, no Donbass, que tem sido alvo das forças russas desde maio.

Disse ainda que a Rússia tem vantagem na artilharia e nos mísseis, mas garantiu que a defesa ucraniana irá resistir.

Zelensky emocionado com ovação no Congresso

À chegada do Congresso, o Presidente norte-americano foi ovacionado durante vários minutos.

Kamala Harris e Nancy Pelosi no Congresso

A vice-Presidente norte-americana, Kamala Harris, e a Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosy, estão no Congresso.

Biden garante que vai manter ajuda militar e humanitária à Ucrânia

Loading...

Joe Biden diz que a Ucrânia desafiou as expectativas russas.

Zelensky discursa no Congresso às 00:30 horas

Lynne M. Tracy é a nova embaixadora norte-americana na Rússia

O embaixador John Sullivan deixou o cargo em setembro.

Mísseis Patriot vão criar"espaço aéreo seguro" para Ucrânia, diz Zelensky

Joe Biden e Volodymyr Zelensky encontraram-se esta quarta-feira nos Estados Unidos da América.