Guerra Rússia-Ucrânia

Opinião

A "grande hipocrisia" de Putin e Mariupol como um "símbolo da guerra" na Ucrânia

A análise de Germano Almeida aos últimos acontecimentos do conflito na Ucrânia.

Loading...

O comentador da SIC, Germano Almeida, esteve esta segunda-feira na Edição da Manhã, onde analisou a situação no terreno e os ataques ucranianos em solo russo, a entrevista do Presidente Vladimir Putin, as operações russas em Mariupol, o impacto da guerra na colheita de cereais e ainda as relações "muito ambíguas" entre Moscovo e Pequim.

Na SIC Notícias, destacou o novo ataque ucraniano em solo russo, o 5.º no mês de dezembro, e os mísseis supersónicos que a Rússia diz que terá para se proteger dos ataques aéreos.

Sobre a entrevista de Putin, em que acusa o ocidente de tentar dividir a Rússia, fala numa "grande hipocrisia" do Presidente russo:

"Quem há muitos anos está a tentar dividir o ocidente é Vladimir Putin e o regime russo, financiando as extremas direitas europeias, o Brexit, Marine Le Pen ou a reeleição de Trump nos EUA."

Em relação a Mariupol, afirma que a primeira cidade mártir é "o símbolo desta" guerra e que as forças russas estão a tentar apagar a identidade ucraniana nesta metrópole estratégica, destruindo os edifícios e estruturas.

Germano Almeida analisa ainda o "grande impacto" da guerra nas colheitas de cereais e as relações "muito ambíguas" entre Moscovo e Pequim.