Guerra Rússia-Ucrânia

Cessar-fogo na Ucrânia só vai acontecer com "expulsão dos invasores", diz Zelensky

Loading...

O Presidente ucranino critica a Rússia por não ter respeitado o cessar-fogo.

Volodymyr Zelensky deixou duras críticas à Rússia por não ter respeitado o cessar-fogo anunciado por 36 horas. O Presidente ucraniano diz que o que aconteceu na realidade “foi o bombardeamento dos russos a Bakmut e a outras posições ucranianas uma vez mais”.

Zelensky afirma que não se pode confiar em Moscovo e, mais uma vez, “ficou confirmado que só a expulsão dos invasores russos do território ucraniano e a eliminação de qualquer oportunidade de a Rússia exercer pressão sobre a Ucrânia e a Europa vão resultar na instauração de um cessar-fogo de segurança e de paz”.

O Presidente ucraniano considerou ainda que com esta postura da Rússia “o mundo pode ver o quando enganadora é qualquer declaração a qualquer nível vinda de Moscovo".

O cessar-fogo de 36 horas declarado pela Rússia terminou este sábado, às 22:00 (hora de Lisboa) e os dois países dizem que as tréguas por causa do Natal Ortodoxo não foram respeitadas.

Enquanto que a Rússia diz que apenas respondeu a ataques ucranianos, a Ucrânia fala numa estratégia para as tropas russas descansarem e ganharem tempo. Durante estas 36 horas, três pessoas morreram.

Últimas Notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do