Guerra Rússia-Ucrânia

ONU acusa Rússia de violar os princípios da proteção infantil na Ucrânia

Filippo Grandi lembra que, em situação de guerra, não é possível verificar se as crianças têm família ou se estão à guarda de alguém e, por isso, não lhes pode ser atribuída uma nova nacionalidade.

ONU acusa Rússia de violar os princípios da proteção infantil na Ucrânia

O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, diz que a Rússia está a violar os princípios da proteção infantil na Ucrânia. Em causa está a atribuição de passaportes russos às crianças ucranianas e o encaminhamento para adoção.

Atribuir às crianças ucranianas – crianças que, presumo, venham de zonas ocupadas da Ucrânia, mas são ucranianas – nacionalidade russa ou adotá-las desrespeita os princípios fundamentais de proteção da criança em situações de guerra”, diz o alto-comissário.

Filippo Grandi afiram que, em situação de guerra, em que não é possível “determinar se as crianças têm família ou se estão à guarda de alguém”, e, por isso, "não se pode atribuir outra nacionalidade ou adotar a criança”.

“Isso é muito claro. Já o dissemos, mas quero voltar a dizê-lo. Isto está a acontecer na Rússia e não pode ser”, afirma.