Guerra Rússia-Ucrânia

Japão vai convidar Ucrânia para a próxima reunião do G7

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Grupo dos 7 vão reunir-se a 18 de fevereiro.

Japão vai convidar Ucrânia para a próxima reunião do G7
GLEB GARANICH

O Japão vai convidar a Ucrânia para a próxima reunião da diplomacia do G7, que se realiza no próximo sábado, 18 de fevereiro, na Alemanha.

A decisão foi anunciada esta quinta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Yoshimasa Hayashi, segundo adianta a agência de notícias Kyodo.

O encontro vai reunir os ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais industrializados do mundo, compostos pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão e Reino Unido, com representação da União Europeia.

Como organizador do encontro na Alemanha e presidente da cúpula este ano, o Japão vai também organizar a reunião online do G7, a 24 de fevereiro, que marca o primeiro aniversário da invasão da Rússia à Ucrânia.

Segundo a agência de notícias nipónica, a guerra na Ucrânia, medidas de apoio a Kiev e sanções contra a Rússia estão entre as prioridades dos sete líderes.